Me VISITEM no DIRECTORY e Participem Tambem!

sábado, 18 de junho de 2011

VISITEM ESSE BLOG.VOCES VÃO ADORAR!

Jornalismo e Café.

Que raios tem a ver o café com o jornalismo?
Bom, a relação que faço é uma compreensão social que o elemento escuro e bebível tem sobre as pessoas. Onde quer que estejamos, seja em uma sala de espera, seja numa visita familiar ou de amigos, (tudo bem vai, de alguns amigos), o café é sempre o agente da cortesia, que mantém a estabilidade do convívio social, amigável. Nisso, as redes sociais perdem, e muito, na falta de afeto, da sociabilidade, pela falta do “cafézinho”.
Não pretendo entrar em questões filosóficas e teóricas sobre essa questão, mas é incrível pensar no assunto.
Aprofundando no título do post, é clássico pensarmos naquela imagem do jornalista, numa casa de café, sentado com as pernas cruzadas, um jornal aberto à sua frente e tomando pequenos goles da bebida, que, à contra-luz, mantém uma contínua fumaça que se esvai no ar. Sim, esse é o estereótipo: o requinte da bebida, as letras seguidas de goles.
Outra relação que o café tem com os jornalistas, é justamente o fato da cafeína atuar como estimulante no Sistema Nervoso Central, por isso um dos principais efeitos do café é uma espécie de revigoramento e diminuição do sono e da fadiga. 
É, caros amigos jornalistas, pelo pouco que sei, a profissão cansa, consome tempo, vira-se noites acordado, te faz esquecer de comer, não tem horário fixo, acaba com relacionamentos, te obriga a fazer 300 coisas ao mesmo tempo como se isso fosse normal. Ufa ! Daí, é questão de vida ou morte diminuir o sono e a fadiga. Para isso, café adentro :)
Antes de você já desistir dessa profissão, é bom lembrar que nem tudo é assim, nem tudo é negativo. Afinal, não somos um bando de loucos mazoquistas (tá, um pouquinho) que se formam para perder a vida social. Só nós, os jornalistas temos a chance de um dia ter uma conversa com o Rei Roberto Carlos e Pelé (haha), de entrarmos em festas e shows de graça, de assistir sessões de cinema antes de todo mundo, e só nós temos a chance de viajar à Paris para cobrir uma semana de moda alá Anne Hathaway em o "Diabo veste Prada" (Ok, isso é um sonho particular, pula), só nós podemos tirar fotos de momentos espetacularmente belos e tristes. Nós participamos e construímos a história, e enfatizando o já dito: virando noites acordado, esquecendo-se de comer e assim por diante.
Estamos por toda parte, e vamos continuar por aqui, pois a sociedade precisa de alguém que escreva, filme e fotografe sua história ! 
Ufa, falei demais... 
Enfim, por conta de tudo isso: Café, querido café, precisaremos de você, sempre.
Agora você encontrou a relação entre esses dois elementos, certo?

Um café? Sim... eu aceito. ;)

Jornalista nova no ramo, mas começando muito bem...PARABENS!


KETHYLIN 

15 comentários:

  1. Simone

    Eu, também aceito, com muito prazer.
    Uma belíssima análise sócio profissional vs Café..
    Só ficou por dizer que nos "casos" mais notórios, os Jornalistas além de participar e construir a História, infelizmente fazem-se parte da História...

    Beijo

    SOL da Esteva
    http://acordarsonhando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Minha ,,amada amiga demorei voltar
    mais estou tentando não levar cola vou devarinho.
    Um beijo carinhoso .Um feliz final de semana beijos ,Evanir.

    ResponderExcluir
  3. E você observou que até jornalista dá uns lapsos no português quando escreve?
    O café é o ingrediente sociável mais indicado!!
    Os jornalistas acho ficaram muito decepcionados, depois que nao precisam mais de diploma. Deveras triste né Si.

    Beijinhos flor, amei aquele teu coment com palavras de boas vindas, já coloquei nos meus mimos... mas acho até já tinha te falado isso, nao lembro.

    ResponderExcluir
  4. interessante seu blogue, obrigado pelo comentário em meu blogue
    abração

    ResponderExcluir
  5. .


    Eu acho que a C está enganada quando diz que jornalista não precisa de
    diploma para ingressar numa repartição.
    Erra também quando acha que todos atropelam
    a gramática, quando na verdade se trata de
    casos isolados, assim como os médicos que
    estudam para salvar vidas e as vezes as
    deixam morrer. O jornalista não estuda
    para respeitar a norma culta da língua,
    mas para dar informações precisas.
    Nenhuma empresa admite um funcionário sem
    o diploma, que seria o seu cartão de
    visitas, mas admitiria um aluno que se
    formasse com uma boa redação mesmo que
    trocasse o lugar das vírgulas, se isso
    isto não alterasse o sentido da oração.
    Quanto a experiência só o tempo dirá.
    Alguns senhores e senhoras trabalham há
    anos informando com as suas pesquisas
    e o fazem sem que tenham cursado uma
    faculdade, mas esse tempo já passou.
    Agora os diplomas serviriam de argumento
    para seleção caso não fossem exigidos.
    Hoje o mercado está sufocado e por
    isso qualquer tipo de adendo se faz
    necessário.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  6. É bom d+ te encontrar aq e receber seu carinho.
    Ele me faz tao bem. Agradeço pelas tuas mensagens.
    Tudo que é bom dura o tempo,
    suficiente para se tornar inesquecível.
    Muito obrigado pela tua amizade.
    Que a doce paz faça parte de seu coração hoje
    e sempre e haja vida resplandecendo
    através do seu suspirar.
    Que você tenha muita luz e paz.
    Muito obrigado por existires.
    feche seus olhos e deixe seu coraçao falar
    Pois ele nunca falha
    Quando for dificil decidir .
    Beijos no coração uma linda semana.Evanir
    Te Amo..Te Amo..

    ResponderExcluir
  7. Sabe...
    não sou jornalista, sou poeta assumida.
    Setenta por cento de meus amigos
    e ate um amor meu, jornalista é.
    Tenho muito respeito pela profissão de quem se propôs a estudar e como meu amigo Lê ou minha colunista Rosa, rala pra caramba pra conseguir um emprego dentro da area que estudou.
    Sabe eels não dessitem por achar chato, enjoad ou manipulado o mercado, coisa que é mesmo.
    Mas desistem porque a vaga esta ocupada, não por profissionais experientes, mas sim por tantos que acreditam que escrever é algo simples: só por tinta no papel ou digitar
    sem medir as consequências.
    Sabe e o café, ou o cigarro
    é so pra oxigenar o celebro
    e terminar o trabalho que grita pra ser terminado.
    como disse,
    não sou jornalista,
    somente uma poeta que ao contrario de um jornalista, posso ser ate irresponsavel com o que falo, ou escrevo.
    Procuro que meus alunos de teatro, crianças de 6 as 14 anos aprendam que devemos aprender a ouvir, para depois sermos ouvidos e então só depois falarmos.
    Jornalista devia ser assim...
    Mas poeta ousado que é é que assim é...
    Bom te ler.
    bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  8. Olá Simone,

    Obrigada pelo acróstico que deixou no meu mundo!

    Grande beijo para ti,

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Simone!!!!

    Obrigada por voar na borboleta da casa no campo!!!!

    Vc pode participar com 2 números, pq vi que está divulgando aqui no seu blog...
    É só me mandar outro comentário dizendo da divulgação!!!!!
    + uma chance!!!!!

    E também não sei...mas acho que vc não é seguidora pública da casa no campo??u_u
    Ou é???
    Não vi sua fotinha entre meus queridos!!!!!

    beijões!!!!!!!

    E boa sorte!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Simone!!
    Fiquei muito feliz por voce ter vindo no "Dia do Chá" aqui no meu blog.Obrigada pela sua presença , viu?
    Venha sempre, será sempre muito bem-vinda!
    Agora vou camihar pelo seu blog, que pelo que já pude ver é ótimo!
    Tenha um bom dia e um feriadão maravilhoso!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  11. Hello, Simone Martins2.

    Your heartwarming poetry and works fascinates everyone feeling.

     Thank you for your kindness.
     Have a good weekend.

    Greetings.
    ruma

    ResponderExcluir
  12. .

    Simone, manda o seu email pra mim
    que eu mando o selo.
    s.34real@bol.com.br

    Beijos.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir

Nesse blog., te deixo a vontade para escrever o que quiser, afinal, este é meu lado negro...kkkkk...só tome cuidado, pois outras pessoas irão ler tambem. Obrigado